A TV
Corporativa é um canal de comunicação moderno, de alto impacto, utilizado pelas
empresas para estreitar o relacionamento e engajar seus colaboradores e o público interno. É a
evolução dos clássicos jornais murais, muito mais dinâmica e com a
possibilidade de informar, treinar, interagir e entreter.
Pode ser
usada para programas de treinamento empresarial, vídeos institucionais,
comunicação interna, endomarketing, manter os funcionários e colaboradores
informados e envolvidos com as mudanças do ambiente corporativo com avisos,
informações e notícias recentes do mundo e da empresa em que trabalham.
Vantagens e Utilização da TV Corporativa
Manter os colaboradores informados sobre informações da empresa na mídia, notícias de mercado ou comunicados internos;
Apresentar metas, números e resultados da empresa, para que os colaboradores tenham consciência de como está o desempenho da mesma;
É um eficiente canal para o RH transmitir cronogramas e avisos sobre treinamentos e campanhas internas, além de poder ser utilizada para pesquisas e reforço de conteúdos de capacitação;
Transmitir informações de como funciona o organograma da empresa, com quem fazer contato
para se obter determinada informação ou explicação por exemplo;
O conteúdo pode se integrar a internet, intranet e redes sociais utilizadas pela empresa, permitindo a interação dos funcionários, promovendo o feedback sobre ações corporativas;
Além de tudo, o gestor também
pode oferecer espaços publicitários dentro da TV Corporativa para alguns
parceiros. É possível, por exemplo, firmar parcerias com restaurantes próximos,
salões de beleza, academias e qualquer outro anunciante interessado em falar
com os seus colaboradores.
Instalação e Conteúdo
Tecnicamente o conteúdo pode ser recebido na mesa do usuário através de seu PC pessoal ou através de um monitor, vídeo wall ou painel de LED instalado em locais estratégicos como salas de reunião, refeitório, recepção, hall
ou salas de espera.
Na TV Corporativa é
o gestor quem define a programação e é possível dividir as telas em mais de um bloco, e transmitir conteúdos diferentes ao mesmo tempo, assim como
alternar ou mesclar imagens, textos, infográficos e vídeos. Isso pode ser usado
para complementar uma mensagem institucional com alguma notícia externa, por
exemplo, e vale a pena lembrar que, dessa forma, o responsável pela gestão terá total controle do conteúdo transmitido dentro de sua empresa.