Vídeo Wall – Definição

O Vídeo Wall, também chamado de LCD Wall ou “Telão“, é composto por uma série de monitores sobrepostos formando assim uma grande tela que pode apresentar imagens individualizadas ou uma única exibição. É utilizado como uma solução visual de monitoramento em salas de controle CCO/NOC), e em ambientes de “Digital Signage”, exibindo conteúdo com alto nível de detalhes gráficos, propiciando maior atenção e retenção da audiência.

A evolução tecnológica dos monitores profissionais produzidos no Brasil, com bordas ultra-finas e projetados para trabalhar 24×7, viabilizou a elaboração de um vídeo wall a preço muito competitivo. Além de excelente brilho, contraste dinâmico e alto MTBF, a separação pixel a pixel (entre bordas) pode ser de apenas 1.8mm, o que viabiliza a correta visualização de aplicativos gráficos e de vídeo em alta resolução.

Modelos de Monitores
A evolução tecnológica dos monitores profissionais produzidos no Brasil, com bordas ultrafinas e projetados para trabalhar 24×7, propiciou redução de preço na solução vídeo wall. Além de excelente brilho, contraste dinâmico e alto MTBF, a separação pixel a pixel (entre bordas) pode ser de apenas 1.8mm.

Algumas características destacam-se nas telas de 46, 47 e 55”, como a disponibilidade de firmware interno para definir a sua posição em vídeo wall para digital signage (imagem única), ajuste de parâmetros de controle remotamente (via browser internet), sistema anti-reflexo, pinos auxiliares para facilitar o alinhamento do conjunto, “slot OPS” (para inserção de placas CPUs) e possibilidade de instalação na vertical ou horizontal.

A utilização de monitores com borda ultrafina é fundamental para a qualidade da visualização das imagens no vídeo wall, embora o agrupamento de telas possa ser feito com qualquer tamanho de borda ou mesmo TV, desde que se utilize o gerenciador gráfico apropriado.

Veja o comparativo abaixo entre monitor profissional e TV:Monitor x TV

Arquitetura e Tecnologias de Vídeo Wall
Vídeo Wall padrão DS – Projetado para o ambiente Digital Signage onde uma única imagem (conteúdo) é exibida em todas as telas, sendo muito utilizado em TVs corporcomparação vídeo wall com e sem bordaativas, shoppings, murais digitais, salas de reunião (como vídeo conferência) e recepção de empresas. Este projeto não exige software de gerenciamento, tendo a reprodução da imagem do PC de controle expandida no
“telão”.

Vídeo Wall padrão CCO ou NOC – Neste formato utilizado em salas de controle o sistema deve permitir a captura de imagens provenientes de um ou mais PCs. A exibição do conteúdo pode ser de forma individualizada e ocorre de forma programável, onde se configura se o PC1 exibirá imagens no monitor 1, 2, 3…. ou mesmo em todas as telas do vídeo wall (“Display All”). Os CCOs (centros de controle e operações), NOCs (network operation centers) e datacenters utilizam as informações exibidas para automação de processos no chão-de-fábrica, monitoramento de produção, estatísticas e vigilância. A operação desta versão de Vídeo Wall é ininterrupta e o sistema deve dispor de alto MTBF e uso 24×7.

Formatos de Vídeo Wallmosaicooo
Formato Mosaico/Assimétrico: Este modelo de vídeo wall exige uma gestão de conteúdo especial para transmitir a mensagem. Pode-se agrupar monitores de diferentes tamanhos lado a lado ou sobrepostos.

Formatos Convencionais: São os mais comuns aplicados na indústria ou em digital signage, formatos 2×2, 3×2, 3×3, 4×2, 4×3, 4×4,5×2, 6×2, indicando o número de telas por coluna x linha.

portrait

landscape

 

Formatos “Portrait” e “Landscape”: A utilização de monitores em linha é uma excelente alternativa para aplicação em frontal de lojas, sendo a sua disposição de forma vertical ou horizontal, de acordo com o espaço.

Vídeo com apresentações de formato Mosaico:

 

Vídeo com apresentação de formato Portrait: